1. MENU
  2. CONTEUDO
  3. RODAPE

História - Rádio Eldorado 91,9 FM

 

foto 02Há 39 anos, numa idealização de Antônio Carlos Paniago, no dia 1º de outubro de 1979, a Rádio Eldorado chegou para revolucionar a comunicação em Mineiros (GO), com uma nova maneira de ouvir música, entretenimento e informação com credibilidade.

Na história da emissora, há muitos períodos de transformação e evolução.

Destacamos alguns momentos históricos:

Em 1979 foi liberado a frequência 1.510 kHz, antena de 55 metros e transmissor de 01 kilo.

Mais tarde foi autorizado a mudança da frequência 1.510 kHz para 790 AM e antena de 105 metros.

Na mesma época foi adquirido mais um transmissor para manter a emissora 24 horas no ar.

Em 2014 a rádio passou a transmitir o seu sinal 790 AM no formato digital.

Depois em 2017, a emissora fez a migração do AM para o FM.

foto 01No dia 31 de Outubro de 2018, foi desligado oficialmente os transmissores da frequência 790 AM, dando fim ao processo de migração AM-FM da Rádio Eldorado, que agora opera totalmente na frequência 91,9 FM.

Sede:
O Estúdio Helena Paniago esta localizado na Rua 03, Praça Coronel Carrijo, N°30, Centro, Mineiros (GO), CEP: 75830-046.

Transmissores:
Seu sistema irradiante está localizado na Rua Olímpio Pedro Soares, Qd. 09, Lt. 11, Setor Cruvinel.

Alcance:
Nossa diversificada programação é ouvida além da cidade e zona rural de Mineiros, com uma abrangência em mais de 100 km, alcançando vários municípios vizinhos como Portelândia (GO), Santa Rita do Araguaia (GO), Chapadão do Céu (GO), Perolândia (GO), Doverlândia (GO), Alto Araguaia (MT), Alto Taquari (MT), Ponte Branca (MT), Ribeirãozinho (MT), Costa Rica (MS) e Serranópolis (GO).

 

foto 03Programação:
Com grande aceitação, 24h por dia, a nossa grade de programas consiste em músicas, notícias e informações diversas, abrangendo ouvintes de todas as idades. 

Profissionais:
Nossos comunicadores, éticos, descontraídos e profissionais, possuem grande experiência na área da comunicação, possuindo habilitação para atuar em todo o território nacional.

A equipe de bastidores atua com a presteza e agilidade em suas ações, com o objetivo de bem servir. Fatores esses que diferencia essa emissora das outras. 

 

Nosso idealizador e fundador:
Antônio Carlos Paniago foi o responsável direto pelo projeto de implantação da Rádio Eldorado de Mineiros, sendo inclusive durante 11 dias o seu Diretor Presidente.

O reduzido período deve-se ao fato de que a emissora foi oficialmente fundada no dia 1º de outubro de 1979 e ele veio a falecer prematuramente em trágico acidente aéreo, na data de 14 de outubro, às 15h27 no município de Iturama (MG).

Ele retornava em companhia do saudoso Deputado Federal José de Assis do '3º Encontro do Sudoeste Brasileiro' realizado na cidade de Três Lagoas (MS), quando foram colhidos pela fatalidade que durante forte chuva provocou a queda da aeronave em que viajavam de volta para Goiânia.

Antônio Carlos Paniago nasceu no ano de 1949, era formado em direito, filho de Antônio Paniago e Helena Paniago, foi casado com Jussara Borges Resende Paniago e pai de três filhos, sendo Alessandra Borges Paniago de Resende, Andréa Borges Paniago Morais e Antônio Paniago Neto.

Antonio CarlosO ilustre filho de Mineiros contribuiu de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento do município, sendo vereador e prefeito de Mineiros “o mais jovem do Brasil, no período de 1974 a 1978”.

Até os dias de hoje, o único mineirense a ocupar a presidência da Associação Goiana dos Municípios (A.G.M), no ano de 1975, cargo este, que deu lhe a oportunidade de realizar um avançado curso de administração pública em Berlim, até então capital da Alemanha Ocidental.

Antônio Carlos Paniago, também foi responsável por importantes obras na cidade, dentre elas a estação rodoviária, pavimentação asfáltica da antiga Avenida Um, hoje conhecida (Avenida Antônio Carlos Paniago), ginásio de esportes que também recebe seu nome, aberturas de diversas ruas e outros melhoramentos no tocante aos serviços de saneamento básico, implantação das primeiras torres retransmissoras de sinais de televisão do município.

Em sua passagem pela presidência da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA), promoveu o asfaltamento interno de todo o pátio dos armazéns, localizados próximos ao antigo parque de exposições, obra considerada muito arrojada na época.

Como diretor presidente da Cia Armazéns e Silos Estado Goiás (CASEGO), Antônio Carlos Paniago também deixou a marca de seu trabalho em sua terra natal, pois foi ele que idealizou e conseguiu implantar a primeira unidade de silos de produtos a granel próxima ao trevo da rodovia BR-364.

Durante sua passagem pela diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Antônio Carlos deixou viabilizada a construção do prédio do escritório local daquela empresa de extensão rural, localizado na 2ª Avenida.